quem somos?
Somos Assango: um projeto missionário!
Nas bodas de ouro sacerdotais do Padre Augusto Farias, a Paróquia de S. João da Madeira, com o intuito de se associar a tão feliz acontecimento, entendeu pedir ao Padre Farias que nos lançasse um desafio missionário, para que esta efeméride se tornasse um compromisso missionário.
Depois de fazer a sua reflexão, o Padre Farias propôs à nossa comunidade paroquial que ajudássemos na criação de uma nova paróquia, que até agora está integrada na Gabela: o Assango. O Assango dista mais de 30 km da sede, a Gabela.
O projeto Somos Assango nasceu para responder a este desafio: ajudar a erguer a missão do Assango, de modo a tornar-se paróquia.
A nível pastoral, a zona do Assango congrega 59 bairros (aldeias), apenas com uma mão cheia de pequenas capelas, chamadas de catequeses. É preciso desenvolver a atividade missionária e urge construir uma sede paroquial, incluindo uma igreja que não existe.
No Assango, existe uma escola que serve os meninos do primeiro e segundo ciclo. O projeto da escola inclui o terceiro ciclo, mas é preciso edificar esta parte da escola, que ainda não existe. A escola está implantada no terreno doado à missão, com um total de seis hectares.
No terreno, sonha-se ainda com a construção da igreja, que pode vir a ter na base o Ondjango, espaço referencial na cultura angolana. O material seria o BTC – bloco de terra comprimida – indicador de uma nova arquitetura sustentável e amiga do ambiente.
Não falta espaço para ampliar a escola, implantar a igreja paroquial e criar salas destinadas ao trabalho pastoral e atividades de desenvolvimento comunitário. São também necessários espaços para pernoita, pois a distância até à Gabela é grande e não é possível a ida e o regresso no mesmo dia. Não falta também a água, que corre 1400 metros desde a nascente até à missão.
O nosso compromisso é de ajudar a fazer nascer uma comunidade!
Anima-nos a vontade de que uma nova paróquia possa ser a resposta aos católicos do Assango. Queremos capacitar os residentes locais de modo a construírem o seu futuro. Para tal, cabe-nos dar-lhes as ferramentas e competências que precisam e não têm. É nisto que estamos focados!
Conseguimos já angariar fundos para a aquisição de uma máquina de produção de tijolos BTC (blocos terra comprimida) orçamentada em cerca de 16000 euros.
Será com esta máquina que os cristãos do Assango ampliarão a escola local e construirão as estruturas materiais da futura paróquia.
EQUIPA Somos Assango
P. Álvaro Rocha
P. Augusto Farias
Alberto
Maria Costa
Maria da Conceição Sacadura
Rúben Sousa
Rui Maia
Rute Soares